terça-feira, 1 de março de 2016

Brigadeiro nosso de cada dia



Uma das coisas que eu tenho o maior orgulho é quando alguém me escreve dizendo que faz alguma receita do blog para vender! Poxa, como é bacana saber que o blog é realmente útil para as pessoas, fico MEGA feliz!!!! 

O grande diferencial de um brigadeiro gourmet para um tradicional são o ingredientes usados. No brigadeiro gourmet se espera ingredientes mais nobres. Um bom chocolate, um bom leite condensado, e uma dose de criatividade.  É simples:

Misture bem fora do fogo 1 colher (sopa) de farinha de trigo bem rasa com 3 colheres (sopa) de creme de leite sem soro. Não ficará com gosto nem textura “farinhenta”, pode confiar.  Esse processo serve para “tirar” o puxa-puxa do brigadeiro que é desconfortável na hora de comer, especialmente se for para vender. Eu sei que tem gente que acha que fica ruim, mas pode acreditar, a maioria das brigaderias famosas usam esse truque.

Na sequência, adicione:

1 lata de leite condensado.

1 colher (sopa) cheia de cacau em pó (não é achocolatado heim galera?).

3 colheres (sopa) de gotas (ou pastilhas) de chocolate ao leite. É importante usar o melhor chocolate que encontrar (usei o belga Callebaut).

Agora é levar em fogo baixo e mexer sem parar. Depois que ferver, mantenha no fogo mexendo por mais uns 10 minutos, até encorpar bem. É importante usar uma panela grossa, vai ajudar muito!

Passe  a massa para uma travessa e deixe esfriar. Mantenha na geladeira por 4 horas até enrolar.

* Para fazer o Brigadeiro Branco, você não vai usar o cacau em pó e vai trocar o chocolate escuro pelo branco.

Como o chocolate branco é mais gorduroso existe uma tendência da “massa” ficar mais mole. Então para resolver este problema basta adicionar uma gema de ovo no início da receita, junto com a farinha e o creme de leite e depois é só prosseguir da mesma forma.

Como saborizar o brigadeiro.

Com essas duas massas básicas (preta e branca) você pode fazer vários sabores apenas trocando o ingrediente que vai “empanar” o brigadeiro.

Você pode colocar um recheio no seu brigadeiro como uma cereja por exemplo, mas tome cuidado porque usar frutas diminui a durabilidade e pode soltar líquido.

Para saborizar a massa muita gente usa essências artificiais que é mesmo a opção mais viável, e muitas vezes utilizam um pouco de corante. Por exemplo, corante verde e essência de pistache na massa branca. Depois “empana” no pistache moído para fazer obviamente o brigadeiro de pistache. Mas fica a seu critério usar ingredientes mais naturais, o problema deles é que diminui a durabilidade. Mas você pode usar sim, por exemplo raspas limão e laranja, etc.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Receitinhas da Kenyta Template by Kenyta